7.28.2010

Historias de mapas, piratas e tesouros


* Exposición colectiva:
Itaú Cultural. San Pablo, Brasil
http://www.itaucultural.org.br/
Octubre 21-Diciembre 19

Em foco, a produção e a temática da fotografia atual

Histórias de Mapas, Piratas e Tesouros traz 22 artistas de diferentes países da América Latina


Histórias de Mapas, Piratas e Tesouros


quinta 21 outubro a domingo 19 dezembro
entrada franca


Itaú Cultural
Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo SP [próximo à estação Brigadeiro do metrô] informações: 11 2168 1777
atendimento@itaucultural.org.br
twitter.com/itaucultural


De 21 de outubro a 19 de dezembro, piratas invadem a sede do Itaú Cultural, em São Paulo. O território a ser explorado é a fotografia contemporânea; o tesouro são as obras que apontam novas direções nesse contexto. O evento Histórias de Mapas, Piratas e Tesouros, que ocorre como parte integrante do 2º Fórum de Fotografia Latino-Americana, reúne 22 artistas de seis países - Brasil, Argentina, Colômbia, Cuba, Peru e Venezuela - para discutir o uso de novas e velhas tecnologias, além de pôr em questão o modo como entendemos o espaço.


A exposição, que tem curadoria de Eduardo Brandão e cocuradoria da Cia de Foto, está distribuída entre três andares do instituto. No primeiro mezanino (1M), encontramos os Mapas. Segundo o curador, parte da facilidade com que hoje programas como o Google Earth nos permitem explorar o espaço. "Cabe ao artista traduzir esses novos territórios em mapas poéticos", diz ele. Ao lado disso, o mapa como um resultado da percepção artística sobre condições sociais, econômicas e políticas de um local.


No segundo subsolo (2S), os Piratas. Nesta seção, a discussão nasce de temas tratados no Fórum: qual a ética da fotografia atual? Além de falar de autoria e originalidade, também está em jogo o quanto é válido interferir em uma imagem com o uso das tecnologias digitais.


Por fim, no primeiro subsolo (1S), os Tesouros. Aí estão focadas as questões de apresentação, divulgação e distribuição do trabalho fotográfico. De acordo com o curador, "com as novas técnicas de impressão, de custo reduzido, um livro de tiragem baixa se tornou uma forma de divulgação adequada à produção fotográfica. O artista opera entre conceitos de arte para criar o seu tesouro".


Eduardo Brandão
Cia de Foto